A ASBIHP esteve, entre os dias 27 e 30 de Outubro, esteve presente na Conferencia Mundial de Spina Bífida, realização levada a cabo pela IFSBH – International Federation For Spina Bífida and Hydrocephalus (IF). O evento reúne especialistas dos países acolhedores da realização, bem como, especialistas internacionais, pessoas portadoras de Spina Bífida e/ou Hidrocefalia, familiares e cuidadores formais/informais. Este ano a Bélgica foi o país acolhedor da Conferência, tendo como cidade anfitriã, Ghent. A comitiva representante de Portugal contou com o Dr. Rui Brasil | Presidente da Direcção da ASBIHP, Filipe Pereira | Administrativo ASBIHP e Diana Bernardo | Portadora de Spina Bífida.
A conferência “Turning Points” pretendeu efectuar uma retrospectiva da evolução das três áreas de actividade da IF – Prevenção, Saúde, Cuidados e Consolidação Comunitária. Pretendeu igualmente perspectivar o futuro para determinar como todos podemos redobrar esforços globais para reduzir a ocorrência global de espinha bífida e hidrocefalia em todas as nações, bem como, estabelecer o direito básico de cuidar de todos os indivíduos nascidos com estas condições e construir uma comunidade global mais forte, com mais voz , de pessoas unidas pelos desafios que estas patologias apresentam e mais eficaz na defesa dos interesses e direitos desta comunidade.
“A presença da ASBIHP nestas realizações é uma mais valia de conhecimento e aprendizagem para que possamos a curto e longo prazos consolidar o apoio à comunidade que representamos tornando-o mais eficaz na resposta à suas necessidades, bem como, ao nível da saúde primária, estruturar um plano de prevenção para a redução da incidência e prevalência da Spina Bífida” – Dr. Rui Brasil, Presidente da ASBIHP.