Deu-se ontem a tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2023-2026.
A sala de reuniões ficou cheia de associados, provenientes de vários pontos do país, para assistirem ao evento.
Reinaldo Pereira (na foto), ainda na posse das funções que desempenhou nos últimos anos, passou o testemunho ao novo Presidente da Assembleia Geral, Rui Brasil, que empossou todos os elementos da nova Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal.
A nova Presidente da Direcção (a primeira mulher com Spina Bífida a ocupar este cargo na história da ASBIHP) fez um discurso emotivo, comparando a construção da ASBIHP à construção da Catedral da Sagrada Família, salientando a importância dos arquitectos que, tal como Gaudí, no passado pensaram e projectaram esta Associação, salientando o trabalho de vários homens e mulheres que ao longo dos anos, e sempre com recursos limitados, foram deixando a sua marca pedra sobre pedra na construção da ASBIHP, num acto sobretudo de fé pois, tal como quem constrói uma Catedral, nenhuma destas pessoas pretende ver uma obra desta envergadura acabada no seu tempo de vida. Idealmente, ela perdurará muito para além de nós.
Estiveram presentes pessoas com Spina Bífida, famíliares, técnicos, voluntários e amigos e fomos brindados com a presença do ex-presidente da Direção, José Luís Nascimento e sua mulher Manuela Nascimento, que deixaram palavras de incentivo para a missão que sempre moveu os vários arquitectos e operacionais na construção da ASBIHP enquanto catedral: a luta pelos direitos humanos e pela melhoria contínua das condições de vida das pessoas com Spina Bífida e Hidrocefalia em Portugal.
Reforce-se que esta é a primeira Direcção na história da ASBIHP integralmente constituída por pessoas com Spina Bífida, o que muito orgulha a Associação.
Seguiu-se um pequeno convívio e a certeza de que há vontade, energia e fé para continuar a erguer a Catedral.
Obrigada aos que iniciaram a construção da Catedral e muita sorte aos que vão prosseguir os trabalhos.
Obrigada a todas as pessoas incríveis que se juntaram!